Prouni 2018 Vagas

Vagas PROUNI 2018

Para aquele que ainda não sabe, o Prouni é um programa criado pelo Mec. Sua sigla significa Programa Universidade para Todos, e tem como principal função oferecer bolsas em instituições de ensino privadas de forma integral ou parcial, de 50%.

vagas-prouni

Para realizar sua inscrição do PROUNI 2018 você precisa ter realizado o Enem no ano anterior, não podendo ter zerado na Redação e tendo tirado em média 450 pontos em suas provas objetivas.

Para concorrer a vaga de bolsista você deve ter cursado o ensino médio completo em uma rede pública; ou ter sido bolsista em um colégio particular, em condição de bolsista integral; possuir alguma deficiência, seja ela mental ou física; ou ser professor de escola pública, exercendo a função  de acordo com os padrões estabelecidos pelo ministério da educação, neste caso não será preciso a comprovação de renda.

Para concorrer às bolsas integras você precisa ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.  E para as bolsas parciais de 50%, é necessário ter uma renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Processos seletivos PROUNI 2018

Ele é feito de duas formas: o processo regular e processo das bolsas remanescentes.

Para se inscrever no processo regular você deve ter realizado sua inscrição no Enem no ano anterior, e conseguido no mínimo 450 pontos nas provas objetivas sem zerar a redação. Nessa etapa você vai concorrer normalmente, estando sujeito a notas de corte e tudo mais. Quando sair o resultado, que é divulgado no próprio site do Prouni, você deve dirigir-se a instituição e realizar sua matricula com todos os documentos que ela pedir.

Mas se você optar por se inscrever nas bolsas que sobraram, você deve saber que elas são para os professores da rede pública, para eles os cursos de licenciatura sem precisar comprovação de renda; e os participantes do Enem. Validando a mesma regra do processo regular, não ter invalidado sua redação e sua media de pontos ser 450.

É importante dizer que o Prouni 2018 realiza dois processos seletivos por ano, que ocorrem no primeiro semestre e no segundo semestre.

Um outro detalhe que não podemos ignorar é que aquele que não foi selecionado no primeiro ou segundo semestre do Prouni, pode voltar a se inscrever na abertura de vagas para as bolsas remanescentes. Ou seja, se você não passou no processo seletivo regular, independente do semestre, você pode optar por pedir uma bolsa que sobrou.

prouni-vagas

As bolsas remanescentestambém seguem os critérios anteriores, que são ter estudado em escola pública, ou particular como bolsista integral, possuir algum tipo de deficiência ou ser um professor da rede pública.

Outro detalhe é que você também poderá mudar sua opção de bolsa dentro do período de inscrição, sendo validada apenas a última confirmada. Mas preste atenção, assim que sua alteração ou cancelamento for confirmado à bolsa em questão irá para outro candidato, então se você mudar de ideia poderá não ter mais a sua bolsa.

Resultado do PROUNI 2018

O resultado é colocado no próprio sistema de inscrição do Prouni.

Assim que você for selecionado você tem dois dias uteis para entregar a documentação na instituição de ensino. Então é bom você sempre ficar de olho em datas e quais são os documentos pedidos, tudo isso será informado no portal do Prouni quando você for selecionado, junto do prazo que deve ser feita a entrega de documentos.

Confira também sobre o PROUNI 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *