Prouni 2014 – Data, Regras

Cronograma Prouni 2014

Já ouviu falar no Prouni 2014, este é o Programa Universidade para Todos do Governo Federal Brasileiro que tem como principal objetivo conceder bolsas integrais de estudos e também parciais em cursos de graduação e sequências de formação específica. Confira o cronograma do Prouni 2014 e veja como se inscrever para conseguir uma bolsa.

prouni 2014 data regras Prouni 2014   Data, Regras

Se você tem sonho de prosseguir nos Estudos o Prouni pode ser sua chance e para isso, conheça as regras principais do processo seletivo e as datas importantes, como da inscrição, entre outras datas do Prouni 2014 importantes do calendário.

Além do PROUNI 2014 existe outro sistema de seleção para o ensino superior que pode ocasionar confusões que é o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que é um sistema informatizado que as instituições públicas de educação superior selecionam candidatos para suas vagas a partir da nota do ENEM o mesmo acontece com o Prouni, mas este acontece vagas para instituições privadas e oferece bolsas integrais ou parciais de acordo com a nota do estudante no ENEM.


Outra característica do PROUNI é para estudantes de baixa renda, com renda familiar de até três salários mínimos e que também oferece aos candidatos selecionados a Bolsa Permanência incentivando o estudante a continuar os estudos, principalmente ao bolsista parcial           financiar 100% da sua mensalidade não coberta pela bolsa do programa. No caso, o estudante pode participar tanto do PROUNI 2014 como do SISU, mas se seleciona para os dois deverá optar pelo programa que deseja participar.

O período de inscrição do PROUNI para o início de 2014 acontece no primeiro semestre ainda não teve edital elaborado pelo Ministério da Educação, a expectativa é que comecem a ser divulgados nos primeiros dias de janeiro e deve ser feita a inscrição através do link e somente dentro do prazo de inscrição http://prouniportal.mec.gov.br. Ao se inscrever, o estudante devem selecionar o curso desejado, turno e a modalidade de concorrência. Há ainda a reserva de vagas para os candidatos autodeclarados indígenas, negros ou pardos. Há ainda a chance de escolher dois cursos diferentes e indicando a ordem de preferência. Também deve selecionar o tipo de bolsa que deseja concorrer (se integral ou parcial).

Os candidatos devem ficar atentos no link acima não só o período de inscrição, como também ficar atentos às chamadas e as matrículas que são feitas diretamente na instituição de ensino superior a qual o candidato foi selecionado e lá vai saber qual procedimento adotar para fazer sua matrícula. Por isso, o candidato que deseja entrar no Prouni 2014, além de se esforçar de ter uma boa nota no ENEM precisar também ficar atento às datas e procedimentos.

Mais sobre o Prouni 2014




Deixe um Comentário