Prouni 2014 Como Funciona

Como Funciona o Prouni 2014

Você sabe o que é o PROUNI 2014?  O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e que oferece bolsas aos estudantes que desejam ingressar em instituições privadas de nível superior, em cursos não só de graduação, mas alguns de formação específica. Confira a seguir como funciona o Prouni 2014 e veja as informações para você fazer a sua inscrição.

prouni 2014 como funciona Prouni 2014 Como Funciona

Os tipos de bolsas oferecidas pelo PROUNI 2014 são parciais ou integrais e para concorrer o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior, além de ter atingido a pontuação mínima na prova e não ter zerado na prova de redação.

No caso das bolsas parciais, o candidato precisa ter uma renda familiar de um salário mínimo e meio e este cálculo é feito somando a renda de todos os membros da família (os que convivem na mesma casa) e não pode ultrapassar R$ 1.017,00 por indivíduo. Caso o valor ultrapasse este valor, mas que seja menor ou igual a três salários mínimos e, neste caso concorrerá à bolsa parcial que tem o valor de até 50% da mensalidade da faculdade escolhida.


Confira também: Quem pode participar do Prouni 2014?

Existem ainda outros requisitos para ter acesso as bolsas do Prouni 2014 além do requisito de renda familiar e ter um mínimo de pontuação no ENEM e não ter zerado na prova de redação o candidato precisa ter cursado o ensino médio todo em escola pública ou em escola privada como bolsista integral. Outro requisito que facilita ter a bolsa é ter alguma deficiência física ou ser professor  na rede pública de magistério e desejar integrar na Universidade.

Geralmente as inscrições para o PROUNI 2014 começa em janeiro e é feita exclusivamente pela internet através do link prouniportal.mec.gov.br e as datas de inscrição precisam os candidatos ficar atentos e geralmente são abertas bem no início do ano. No ato da inscrição, o candidato precisa preencher o curso que deseja cursar e tem a opção de escolher duas instituições (lembrando que são instituições de ensino superiores privadas). Também se deve ressaltar que para a seleção as notas do ENEM são avaliadas e são usadas também para os alunos que concorrem também ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Depois, começam a primeira chamada do Prouni 2014 para as primeiras etapas de convocações que devem acontecer já entre janeiro e fevereiro de 2014. O candidato pode se inscrever no segundo semestre, onde há uma nova seleção. Uma curiosidade é que há duas vezes por ano a seleção, mas geralmente a seleção do segundo semestre é mais fraca em opções de instituições, pois a maioria das instituições de ensino já definem suas vagas no primeiro semestre e deixam apenas algumas vagas remanescentes para o segundo semestre.

Mais sobre o Prouni 2014




1 Comentário em “Prouni 2014 Como Funciona”

  1. meu filho não conseguiu fazer a prova do domingo e ele ja esta cursando faculdade como proceder nesses casos esta fazendo engenharia civil

    Responder

Deixe um Comentário